O QUE É ESTE "RETIRO"?

arte: nicolas monastério (ex-retirante)

**********************************
Palhaço nosso que estás na terra
Santificado seja teu nariz encarnado
Venha a nós o vosso riso
Seja feita a tua vontade
Assim na rua como no palco
O riso nosso de cada dia nos dai hoje e sempre
Perdoai as nossas travessuras
Assim como nós perdoamos a falta de sorrisos
Não nos deixe cair em melancolia
E livrai-nos do mal humor
Amém
**********************************
COMEMORAÇÃO DE 10 ANOS DO PROJETO

PRÓXIMA EDIÇÃO?

MÓDULO 1

NOVEMBRO: de 20 a 23
em local paradisíaco, em PARATY (RJ)

Investimento:
R$720,00 (à vista) ou 3 X R$270,00.

DESCONTO PARA
GRUPOS PRÉ-FORMADOS (Módulo 1)!


**********************************

RETIRO DE PALHAÇO:
"Pra Quem Tem uma Imagem a Zerar!" (desde 2004)

****************

MANIFESTE SEU INTERESSE
email: teatrorocokoz@gmail.com

TEATRO DE ROCOKÓZ: 16 Anos de Estrada!!!
www.rocokoz15anos.blogspot.com

**********************************

NESTE BLOG:
- O link sobre "NOSSO ESPETÁCULO"
- Informações sobre "RETIRO DE PALHAÇO"
- Informações sobre "OFICINA DE PALHAÇO"
- Informações sobre "PALESTRA"
- Depoimentos de ex-retirantes
- Linkoteca de videos e textos sobre Humor

****************

O TEATRO DE ROCOKÓZ

Desde 1998, o Teatro de Rocokóz vem pesquisando uma pedagogia própria para o treinamento clownesco e desenvolvendo um repertório de espetáculos e intervenções itinerantes, das quais, entre outras iniciativas, resultaram a Risoterapia (1998-2006) e o Retiro de Palhaço, bem como o espetáculo "Um Show de Variedades Palhacísticas" (desde 2000) circula por todo o país apresentando a Família Biaggioli em sua carroça de saltimbancos.

****************

A "OFICINA" DE PALHAÇO

Diferentemente do formato realizado nos retiros, a "Oficina" acontece em sistema aberto (convencional) propiciando ao participante uma investigação introdutória do potencial de comicidade inerente em sua própria originalidade.
O objetivo é contribuir, com jogos de improvisação e dinâmicas de sensibilização, a descoberta da "lógica própria" de cada qual, sua visão de mundo, seu jeito pessoal (e intransferível) de se relacionar com as coisas da vida.
Assim sendo, se possível, buscar-se propiciar que ele até consiga sistematizar formas de se valer cenicamente disto, por meio do Nariz Vermelho, cuja função, nesta oportunidade, é a de ampliar estas descobertas, seja no nível individual, seja no grupal.
A ferramenta principal é a exposição criativa por meio do jogo do Palhaço, onde a disponibilidade, a verdade, a espontaneidade, a positividade acima de tudo tornam-se fundamentais para a busca do Palhaço-Único de cada um.
Público-alvo: profissionais e estudantes de artes cênicas em geral, bem como o público em geral (a partir de 16 anos).
Coordenação: Ciléia e Carlos Biaggioli
Realização: Teatro de Rocokóz - São Paulo/SP

****************

O "RETIRO" DE PALHAÇO

Destinada a pessoas de todas as áreas profissionais (inclusive palhaços e atores), com idade a partir de 16 anos, que queiram experimentar, por meio do Nariz Vermelho, um maior estreitamento com sua potencialidade de gerar momentos agradáveis, risíveis e de relação mais franca com seu entorno, esta oficina intensiva, com dinâmicas referentes à técnica clownesca, é realizada em dois módulos:
Módulo 1 - constituído de dinâmicas voltadas à descoberta da comicidade inerente na própria originalidade de cada participante; e
Módulo 2 - Exclusivo para quem já passou pelo primeiro, com vistas a um aprofundamento maior no material já levantado.

Hospedados em um belíssimo sítio em meio à Mata Atlântica, a proposta é que os retirantes "mergulhem" no universo do Palhaço, vivenciando-o na maior parte do tempo possível, em um ambiente de intensa convivência, voltada a propiciar descobertas nas relações que vão surgindo no decorrer das dinâmicas, às quais assomam-se o estudo de uma apostila e uma alimentação especialmente pensada para gerar um "estado de espírito" distinto do da vida cotidiana.

EDIÇÕES JÁ REALIZADAS FORA DE SÃO PAULO/SP

2 em Juazeiro do Norte (CE)
1 em Fortaleza (CE)
1 em Manaus (CE), em parceria com o projeto "Morro do Riso", conveniado com o MinC Ministério da Cultura

****************

COMO CHEGAR AO RETIRO?

Como chegar no Sítio?
Geralmente é criado um sistema de caronas, mas, caso você precise vir sozinho(a), anote aí, é super-simples:

De carro...
Um "retão" só: 23 de Maio, Rubem Berta, W. Luis, Interlagos, Teotônio Vilela até o fim, chegou ao centrinho de Parelheiros. Atento(a) às placas MARSILAC, continue reto, mantendo à esquerda na bifurcação adiante. Vc subirá algumas curvas. Quando chegar lá em cima, do seu lado esquerdo aparecerá um vale muito bonito... Fique atento(a)! Haverá um ponto de ônibus à sua direita, azul. VOCÊ CHEGOU! Rua Bragas, 250 (primeiro portão à direita).

De condução...
METRO-CPTM - O objetivo está na linha da CPTM que segue pela Marginal até o Terminal Grajaú, onde vc pega um ônibus até o Terminal Varginha, de onde sai o ônibus Marsilac, que o deixa no "ponto azul" da Rua Braga. A Linha Amarela do Metrô faz conexão com ela na Estação Pinheiros.
ÔNIBUS - Tanto no Terminal Bandeira como no Terminal Jabaquara, embarque no TERMINAL VARGINHA e, chegando lá, pegue o ônibus MARSILAC. Desça no já citado "ponto azul", na esquina com a Rua Bragas, 250.

*********************************************


PALESTRA INTERATIVA SOBRE HUMOR


NOSSA PALESTRA INTERATIVA
"Ser Ridículo ou não Ser? Eis a Questão"
Uma abordagem da Alegria como Expressão da Originalidade de Cada Um de Nós

Duração
60 minutos

Público-alvo
- Meio corporativo
- Instituições de apoio à saúde
- Ambientes de convalescença e isolamento
- Universidades e Escolas
- Iniciativas focadas em "humanização"

Coordenação
Carlos e Ciléia Biaggioli

Nosso objetivo
Evidenciar a potência inerente à Alegria, como "antídoto" para pensamentos, atitudes, ideias, comportamentos e rotinas cristalizadas, não-construtivas

O Conteúdo
A partir da trajetória do grupo Teatro de Rocokóz e seus fundadores, pincela-se a função histórica do riso como transmutador de conceitos e rotinas que já não encontram eco na contemporaneidade.
Neste sentido, a questão principal abordada é a importância de o cidadão resgatar o contato com sua própria originalidade, até como ferramenta para melhor compreender o contexto de tempo-espaço em que se encontra inserido.
Transformar de dentro para fora, valendo-se, para isso, do exercício do seu bom-humor, do seu olhar aguçado na comicidade da vida cotidiana, com o intuito de questioná-la para revolvê-la, revigorá-la, torná-la sempre nova de novo!
Para tanto, esta palestra divide-se essencialmente em três etapas:
1) Um panorama da função social do riso, do humor e da alegria através da história da humanidade;
2) Uma intervenção-surpresa de uma dupla de cômicos (palhaços) gerando HUMOR através da relação bilateral, viva entre a dupla e os participantes do encontro; e
3) Fórum - espaço aberto para troca de ideias, impressões e comentários - debate.

**********************************************
PARA NOS LEVAR À SUA CIDADE

EM SUA CIDADE

EM SUA CIDADE
Envie-nos um email com sua proposta e alinharemos nossas expectativas!

SIGA-NOS OS BONS!!!!

GAGS

Fonte: http://www.mundoclown.com.br

A Mosca Assassina
Uma mosca (recurso sonoro) está incomodando o espetáculo. Um palhaço tenta pegá-la, arrumando uma tremenda confusão. O palhaço mais esperto pega duas latas de inseticida e explica que "a melhor forma de matar a mosca é usando o veneno". O outro pega as latas e sai de cena batendo uma na outra, tentando matar à mosca.

Pintando retrato
Todo caracterizado de pintor! Jaleco pintado, chapéu, aquarela na mão e pincéis. Pode-se utilizar vários quadros para dramatizar a cena. Anuncia-se como sendo "um grande pintor", que pintará o retrato de um voluntário em poucos segundos. Posiciona-se a pessoa em um banquinho ou em uma pose bem original. Levanta-se o polegar, como se tivesse medindo suas formas. Vira-se para o cavalete com uma tela e começa a pintar. Repete esta ação algumas vezes. Por fim, diz que está pronto e, ao revelar para todo o público, espanta-se com a imagem de seu polegar dezenhado na tela.

Quebrando o Pau!
O Ajudante entra com dois apoios e os coloca de forma atrapalhada. Sai e pega uma viga de madeira (de isopor pintado), muito pesada coloca sobre os apoios. É importante que tenha uma apoio em uma extremidade da viga e outro centralizado. Entra o Palhaço 2, caracterizado de carateca, tira o roupão e joga para Palhaço 1. Dramaticamente, ele se prepara para quebrar a viga. O P1 pode trazer um banquinho, balde e bisnaga com água (como nas lutas de boxe), fazer massagem nos ombros do P2, preparando-o para o desafio. Depois do aquecimento e concentração, o P2 vai até a viga, se prepara e bate do lado que a viga não está apoiada. Isso faz com que ela bata forte no rosto. O desfecho pode ser com o P2 recobrando a consciência e correndo atraz do P1, com a viga. Outra alternativa é o P2 ficar inconsciente e o P1 fazê-lo de boneco. Uma outra opção é o P2 ficar inconsciente e o P1 sair correndo preocupado ou...

O Balde d´Água
(Existem inúmeras variações desta rotina. Descrevo aqui somente um roteiro. As motivações variam de acordo o seu palhaço) (Rotina para dois palhaços, P1 e P2)
Entra P1, com um balde d´água, um rodo e um pano de chão. Encharca o pano de água, prende ao rodo e passa no chão. Repete a apção, encharcando o pano umas três vezes. Entra o P2 e suja o chão, em um ponto fixo. Depois, muda de lugar, sujando outros pontos, umas três vezes...

Errei
(É uma rotina simples mas que pode gerar boas idéias. Aqui está apresentada somente a parte física. A motivação e sentimentos devem vir à partir das características de seu palhaço)
O Palhaço entra trazendo, na mão direita, uma cartola e, na esquerda, um jogo de baralho (cartas grandes). Coloca a cartola no chão, fica de pé ao lado dela e conta quatro passos para se distanciar dela. Então, vira-se e pega uma das cartas. Atira-a em direção ao chapéu. A carta cai fora e o palhaço grita: "ERREI!" Vai até a cartola e a recolhe, colocando-a sobre a carta que está no chão. Conta os quatro passos novamente. Vira-se, joga mais uma carta, erra e grita: "ERREI!". De novo, o mesmo jogo: pega o chapéu e o coloca sobre a última carta a cair no chão. Distancia-se quatro passos e, antes de jogar a próxima carta, diz: "SE EU ERRAR OUTRA VEZ EU ME MATO!". Joga a carta e erra. O Palhaço sai de cena. Escuta-se dois tiros, em off. O Palhaço volgta com um revólver nas mãos e grita: "ERREI!". (e sai)