Nos dias de hoje, um palhaço é um ator ou comediante cuja intenção é divertir o público através de comportamento e maneirismos ridículos. O local de trabalho mais comum dos palhaços é o circo, mas também pode trabalhar em palcos, teatros, rodeios, ou como apresentadores de rua ou da televisão.
Embora nem todos os palhaços possam ser facilmente identificáveis através da aparência, palhaços frequentemente aparecem pesadamente maquiados e fantasiados. Tipicamente, usam sapatos grandes, roupas largas ou em tons berrantes, com cores brilhantes e em padrões não usuais, ou cheias de remendos. Também costumam usar chapéus alegóricos, perucas ou penteados com estilos ou cores incomuns, além de um falso nariz redondo, geralmente de cor vermelha, esta última sendo uma característica intimamente associada ao conceito.
No Brasil, o dia 10 de dezembro é o Dia do Palhaço.
Embora nem todos os palhaços possam ser facilmente identificáveis através da aparência, palhaços frequentemente aparecem pesadamente maquiados e fantasiados. Tipicamente, usam sapatos grandes, roupas largas ou em tons berrantes, com cores brilhantes e em padrões não usuais, ou cheias de remendos. Também costumam usar chapéus alegóricos, perucas ou penteados com estilos ou cores incomuns, além de um falso nariz redondo, geralmente de cor vermelha, esta última sendo uma característica intimamente associada ao conceito.
No Brasil, o dia 10 de dezembro é o Dia do Palhaço.
Costumes e tradições
Os palhaços não costumam desejar boa sorte a outros palhaços, no lugar disso utilizam expressões como "quebre a perna!" ou "merda!". Dizer "boa sorte" a um palhaço é considerado como "olho grande", ou má sorte;
O nariz do palhaço representa os olhos e os olhos representam a alma;
Um palhaço jamais esconde o que sente, pois como uma criança não sabe como o mundo deveria ser, e por isso faz as coisas com inocência e sente tudo a flor da pele, seja o sentimento bom ou ruim. Por representar a essência do ser humano, que nos toca ver um palhaço bem feito;
Nos grandes circos, ocupar o cargo de um palhaço era somente das pessoas mais velhas e mais habilidosas: antigos trapezistas, malabaristas, músicos, bailarinos, poetas, mímicos, ou tudo isso junto, por isso ser palhaço era grande honra e responsabilidade.
Hoje encontramos palhaços em muitos lugares, eles estão nas ruas, nos hospitais, na televisão, no cinema, e não somente nos circos. Sempre há aquele que tem por linda missão fazer rir, e sempre haverá aqueles que precisam disso para se sentirem melhor.
Os palhaços não costumam desejar boa sorte a outros palhaços, no lugar disso utilizam expressões como "quebre a perna!" ou "merda!". Dizer "boa sorte" a um palhaço é considerado como "olho grande", ou má sorte;
O nariz do palhaço representa os olhos e os olhos representam a alma;
Um palhaço jamais esconde o que sente, pois como uma criança não sabe como o mundo deveria ser, e por isso faz as coisas com inocência e sente tudo a flor da pele, seja o sentimento bom ou ruim. Por representar a essência do ser humano, que nos toca ver um palhaço bem feito;
Nos grandes circos, ocupar o cargo de um palhaço era somente das pessoas mais velhas e mais habilidosas: antigos trapezistas, malabaristas, músicos, bailarinos, poetas, mímicos, ou tudo isso junto, por isso ser palhaço era grande honra e responsabilidade.
Hoje encontramos palhaços em muitos lugares, eles estão nas ruas, nos hospitais, na televisão, no cinema, e não somente nos circos. Sempre há aquele que tem por linda missão fazer rir, e sempre haverá aqueles que precisam disso para se sentirem melhor.
Algumas palhaçadas comuns
- Uma flor que solta água pelo meio;
- Vários palhaços saindo de um carro pequeno;
- Golpear outros palhaços com um frango de borracha ou com bexigas;
- Dar tapas na cara de outros palhaços;
- Cambalhotas;
- Jogar água no público;
- Jogar uma torta na cara de outros palhaços;
- Interação educativa com crianças; exemplos: brincadeiras de rodas,jogos e associações de palavras como jograis;
- Teatro, mímicas e manipulações de bonecos tais como marionetes, fantoches e a própria participação do palhaço no lugar dos mesmos.
Palhaço como termo pejorativo
O termo Palhaço também é bastante utilizado para denegrir a imagem de alguma pessoa. É utilizado em situações onde este(a) faz injustiças, agressões, brincadeiras de mau gosto, deboches demasiados e/ou traumáticos e qualquer outra situação que cause Raiva (sentimento) na pessoa receptora.
Palhaços famosos
Bozo, Carequinha, Carlitos (personagem de Charlie Chaplin), Torresmo, Palhaço Croquete.
PALHAÇOS BRASILEIROS
Palhaços de circo
Nesta lista se encontram os palhaços que trabalham, ou trabalharam em circos pelo Brasil, com a cara pintada, característica essencial para ser um palhaço: Bossa-Nova, Gravetto, Picolino, Pimentinha, Pingolé, Piolim, Pinguinho, Chapisco, Jacaré e Bolinha (palhaço), entre outros.
Palhaços da TV e teatro
Nesta lista se encontram os palhaços cujo trabalho esteve mais relacionado com a tv, rádio ou o teatro em todo o Brasil. Estes trabalharam também com a cara pintada, característica essencial para ser um palhaço: TicoTio, Arrelia, Atchim, Bozo, Carequinha, Casquinha, Cometha, Espirro, Fred, Fuzarca, Patatá, Patati, Pimentinha, Pururuca, Tic Tac, Torresmo, Varetta, Zig Zag, Zumbi, Predefinição: Chapisco
Comediantes (Palhaços sem pintura característica)
Nesta lista se encontram os comediantes que em seu trabalho se aproximaram das momices dos palhaços, porém não pintam (pintavam) o rosto. E ainda, por terem trabalhado essencialmente na tv: Dedé, Didi, Mussum, Tiririca, Zacarias, entre outros.
Outros
Nesta lista entram os palhaços que não foram classificados ainda para se enquadrarem nas listas anteriores, porém nota-se seus trabalhos: Alcebíades, Benjamin de Oliveira, Chuvisco, Renato Shouchana.
Nesta lista se encontram os palhaços que trabalham, ou trabalharam em circos pelo Brasil, com a cara pintada, característica essencial para ser um palhaço: Bossa-Nova, Gravetto, Picolino, Pimentinha, Pingolé, Piolim, Pinguinho, Chapisco, Jacaré e Bolinha (palhaço), entre outros.
Palhaços da TV e teatro
Nesta lista se encontram os palhaços cujo trabalho esteve mais relacionado com a tv, rádio ou o teatro em todo o Brasil. Estes trabalharam também com a cara pintada, característica essencial para ser um palhaço: TicoTio, Arrelia, Atchim, Bozo, Carequinha, Casquinha, Cometha, Espirro, Fred, Fuzarca, Patatá, Patati, Pimentinha, Pururuca, Tic Tac, Torresmo, Varetta, Zig Zag, Zumbi, Predefinição: Chapisco
Comediantes (Palhaços sem pintura característica)
Nesta lista se encontram os comediantes que em seu trabalho se aproximaram das momices dos palhaços, porém não pintam (pintavam) o rosto. E ainda, por terem trabalhado essencialmente na tv: Dedé, Didi, Mussum, Tiririca, Zacarias, entre outros.
Outros
Nesta lista entram os palhaços que não foram classificados ainda para se enquadrarem nas listas anteriores, porém nota-se seus trabalhos: Alcebíades, Benjamin de Oliveira, Chuvisco, Renato Shouchana.
O NARIZ DE PALHAÇO
O nariz de palhaço é um objeto redondo, quase sempre vermelho, feito de plástico, usado pelos palhaços como parte de sua caracterização visual. Possui uma abertura para ser encaixado no nariz e é também usado como forma de protesto.
No Brasil, na década de 2000, grupos de mobilização política tem incentivado eleitores a irem votar usando um nariz de palhaço, como forma de demonstrar insatisfação com a política nacional [1][2]
Também já foi usado por integrantes de escolas de samba durante o desfile das campeãs, como forma de protesto durante a apuração das notas no desfile oficial.
Bibliografia
Brasileira
CEDRAN, Lourdes – O Circo – artes plásticas, fotografia, cenografia, circo-teatro, cinema, audio-visual. – coordenação. Catálogo exposição – Governo do estado de São Paulo.
MILITELLO, Dirce (coordenação) – Dia do Circo – Troféu Picadeiro 1983-1984 – Secretaria do Estado de São Paulo
OLIVEIRA, Júlio Amaral de (coordenador geral da obra) – Circo - Editor, Marino Lobello - Biblioteca Eucatex de Cultura Brasileira, 1990
CHERUBIN, Marlene - Marketing de Circo - Editora Oriom, 2003.
TAMAOKI, Verônica (organização editorial) - Circo Nerino –- publicação integrante do evento realizado no Sesc Pompéia, São Paulo (SP), 1997
VIVEIROS DE CASTRO, Alice (texto) – O Circo conta sua história – Museu dos Teatros – Rio de Janeiro: FUNARJ
Internacional
BURKE, P. Cultura popular na Idade Moderna. São Paulo: Cia. Das Letras, 1989.
DUPAVILLON, C. Architectures du cirque. Paris: Ed. Moniteur, 1982.
FERRONI, G. Il comico nelle teorie contemporanee. Roma: Bulzoni, 1974.
SANTARCANGELLI, P. Homo ridens. Estética, filologia, psicologia, storia del comico. Firenze: Olschki, 1989.
SPEAIGHT, G. The book of the clowns. Londres: Sidgwick and Jackson, 1980.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_palha%C3%A7os_do_Brasil"
No Brasil, na década de 2000, grupos de mobilização política tem incentivado eleitores a irem votar usando um nariz de palhaço, como forma de demonstrar insatisfação com a política nacional [1][2]
Também já foi usado por integrantes de escolas de samba durante o desfile das campeãs, como forma de protesto durante a apuração das notas no desfile oficial.
Bibliografia
Brasileira
CEDRAN, Lourdes – O Circo – artes plásticas, fotografia, cenografia, circo-teatro, cinema, audio-visual. – coordenação. Catálogo exposição – Governo do estado de São Paulo.
MILITELLO, Dirce (coordenação) – Dia do Circo – Troféu Picadeiro 1983-1984 – Secretaria do Estado de São Paulo
OLIVEIRA, Júlio Amaral de (coordenador geral da obra) – Circo - Editor, Marino Lobello - Biblioteca Eucatex de Cultura Brasileira, 1990
CHERUBIN, Marlene - Marketing de Circo - Editora Oriom, 2003.
TAMAOKI, Verônica (organização editorial) - Circo Nerino –- publicação integrante do evento realizado no Sesc Pompéia, São Paulo (SP), 1997
VIVEIROS DE CASTRO, Alice (texto) – O Circo conta sua história – Museu dos Teatros – Rio de Janeiro: FUNARJ
Internacional
BURKE, P. Cultura popular na Idade Moderna. São Paulo: Cia. Das Letras, 1989.
DUPAVILLON, C. Architectures du cirque. Paris: Ed. Moniteur, 1982.
FERRONI, G. Il comico nelle teorie contemporanee. Roma: Bulzoni, 1974.
SANTARCANGELLI, P. Homo ridens. Estética, filologia, psicologia, storia del comico. Firenze: Olschki, 1989.
SPEAIGHT, G. The book of the clowns. Londres: Sidgwick and Jackson, 1980.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_palha%C3%A7os_do_Brasil"
Fontes